domingo, 1 de agosto de 2010

Pré-eclâmpsia



A pré-eclâmpsia está entre as principais causas de morte entre as mulheres. É uma alteração que ocorre no organismo materno durante a gestação, e tem como principais sintomas o aumento da pressão arterial, edema (inchaço)e perda de proteína pela urina (pode ser detectado através de um exame de urina de rotina). Essas alterações podem prejudicar o funcionamento de órgãos vitais, como coração e rins, colocando em risco a vida da gestante

Ainda não se sabe ao certo a causa do aparecimento da pré-eclâmpsia. Sabe-se que é uma alteração que surge no inicio da gestação e vai se agravando ao longo da gravidez. Por isso a importância do acompanhamento pré-natal com o seu médico e a verificação da pressão arterial com regularidade para que, caso a gestante apresente o quadro de pré-eclâmpsia, se descubra o mais rapido possivel e seja feito o tratamento adequado, evitando complicações e sequelas.

Se não tratada, a gestante pode evoluir para o quadro de eclâmpsia no qual pode ocorrer convulsões e coma.

Tratamento

Como não se sabe a causa do aparecimento da pré-eclâmpsia, o tratamento é focado no controle da pressão arterial, repouso e, em casos mais graves, uso de medicaçõe para prevenir as convulsões.

Manter hábitos saudáveis sempre ajuda. Uma alimentação equilibrada, sem excessos, principalmente de sal, exercício físico leve e regular são aliados não só na prevenção da pré-eclâmpsia, como de outras alterações de saúde que podem surgir durante a gravidez. E atenção a sinais de alteração da pressão: dor na nuca, tontura e visão turva. Se apresentá-los procure uma unidade de saúde mais próxima ou fale com seu médico.

Fique atenta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário