sexta-feira, 27 de agosto de 2010

O milagre do colo materno



Olá.

Acredito que muita gente já tenha ouvido falar no método Mãe-Canguru. Para quem não conhece vou falar um pouquinho a respeito.

O método Mãe-Canguru consiste em colocar o bebê no colo da mãe, em contato pele a pele, como o objetivo de melhorar as funções fisiólogica do bebê como estabilidade da temperatura, melhora do batimento cardíaco, e frequência respiratória. O bebê se aquece diretamente com o calor do corpo da mãe, escuta os batimentos cardíacos dela, aqueles que ele ouviu a gestação toda e se sente seguro e protegido.

A posição de canguru foi usada pela primeira vez em 1979 na Colômbia com o objetivo de diminuir a mortalidade neonatal.

Hoje é muito utilizada em diversos lugares do mundo, inclusive aqui no Brasil, principalmente em UTIs neonatais, onde muitos bebês prematuros lutam diariamente pela vida. Faz parte de um processo de humanização das UTIs, e é regulamentada por uma norma brasileira, onde os bebês de baixo peso são colocados em contato pele a pele com a mãe o mais precocemente possivel, e devem permanecer nesta posição o tempo que acharem necessário.

O Jornal Hoje trouxe uma história linda de um bebê que voltou à vida após ser colocado no colo da mãe.

Mas essa prática não é exclusividade somente das mães. Os pais e avós também podem participar, principalmente os papais, pois ajuda no vínculo afetivo.

Para saber mais acessem o site Método Mãe-Canguru.
Ponto mais uma vez para a humanização!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário