terça-feira, 24 de agosto de 2010

Amamentação na primeira hora



Olá.

Estava buscando um tema para uma nova postagem, e tive a surpresa de assistir este vídeo que fala sobre amamentação na primeira hora de vida. Além de ser parte do parto humanizado, a amamentação na primeira hora é também um dos passos da Iniciativa Hospital Amigo da Criança.

O momento do nascimento é um processo estressante para o bebê. Ele é "expulso" de um ambiente aconchegante, quentinho, o único barulho existente era o tum-tum do coração de sua mãe, e oferta de alimento 24hs por dia, sem esforço e sem precisar pedir. Quando a mãe caminhava, havia um gostoso balanço, quase um gesto de ninar.
O novo ambiente é barulhento, gelado e com muita manipulação. Essa mudança "brusca" gera um estresse muito grando no bebê, e o que ele mais quer é voltar a ter contato com o "coração" que ele ouviu durante todo o tempo de gestação.

Na primeira hora após o parto, o bebê está desperto e não há melhor hora para o primeiro contato com a mãe. Sentir o cheiro, escutar novamente o coração da mamãe, se sentir aconchegado em seu colo, contato olho no olho. É o momento da redescoberta.
E também o momento de começar o aprendizado para a amamentação. Porque amamentar é uma constante troca, um aprendizado permanente entre mãe e bebê. E é preciso estar bem acordado para iniciar este aprendizado.

Outro fator importante deste primeiro contato é o estímulo para a descida do colostro. Colocar o bebê no peito, para sugar, com pega correta, estimula os hormônios ligados à amamentação (principalmente um hormônio chamado ocitocina).

Claro que o parto normal favorece esta ação de contato precoce. E o que mais me emociona no vídeo acima é como na natureza o estinto prevalece. É emocionate ver o bebê colocado sobre o colo da mãe logo após o parto, no contato pele a pele, o olho atento a tudo à sua volta, e ver o seu "nado" até o seio materno. Ali se inicia uma nova relação, uma nova fase. E este é um assunto para muitas outras postagens...

Nenhum comentário:

Postar um comentário