sexta-feira, 20 de agosto de 2010

"Não basta ser pai, tem que participar"!


Olá.
Há alguns dias comentei sobre a importância do pai no momento do nascimento do bebê. Gostaria de voltar a falar um pouquinho sobre esse assunto: O PAI!

Fiquei com receio de ser repetitiva, mas uma reportagem e alguns emails me incentivaram, e percebi o quanto é importante mostrar que quando um mulher fica grávda, a família engravida junto, principlmente o pai.

A reportagem a que me refiro é do Bom Dia Brasil. Uma cidade do interior de SP adotou a estratégia de convocar os pais a participarem do pré-natal, mas motivados pelo grande número de casos de mulheres com doença sexualmente transmissíveis(DSTs). A iniciativa diminuiu o número de casos de transmissão de DSTs tanto pelo contato sexual como de mãe para o bebê (o que chamamos de transmissão vertical). Achei a iniciativa muito bem-vinda, mas quero chamar a atenção para outro ponto.

A repotagem destaca dois casais, um casal à espera do 2º filho e um outro já com o bebê nos braços, e mostra relatos das mães sobre a participação dos maridos no pré-natal, o quanto foi importante, o quanto se sentiram seguras com o companheiro por perto. E os homens o quanto se sentem parte desse período, muito bem relato pela sensaçõs do marido, ao dizer o quanto é emocinante colocar a mão na barriga e sentir o bebê mexer, sentir dor junto, enjoar junto.

Essa prática deve ser muito incentivada. É importante que o pai esteja presente nas consultas, no ultrassom, nos grupos educativos, nos grupos de apoio, no PARTO, no pós-parto, durante a amamentação...deve ter espaço para perguntar, esclarecer suas dúvidas, entender o que acontece com o seu bebê e sua esposa durante todo o período de gestaçao. Afinal, "não basta ser pai, TEM QUE PARTICIPAR"!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário