sábado, 18 de dezembro de 2010

Síndrome HELLP



Olá!

Acabei de ver a cena da novela Passione sobre a Síndrome HELLP, uma das complicações do quadro de pré-eclâmpsia.

Como já falei em posts anteriores, a pré-eclâmpsia é um quadro onde há aumento da pressão arterial durante a gestação, acompanhada de alterações da função renal (aumento da perda de proteina pela urina)e edema (inchaço).

A Sindrome HELLP caracteriza-se pela pressão alta, hemólise(destruição das células vermelhas do sangue provocando anemia), alterações da função hepática (fígado) e diminuição do número de plaquetas no sangue.

Os sintomas são os mesmos da pré-eclâmpsia (pressão alta, dor na nuca, visão alterada, tontura), e o que diferencia o diagnóstico são exames laboratoriais (sangue). O tratamento é a realização do parto de emergência, e geralmente são partos prematuros, que requer cuidados especiais para o bebê. A retirada da placenta é o fator principal para diminuir a pressão e regredir o quadro que está alterado.

Não há uma causa ainda específica que faz a pressão arterial subir durante a gestação. Mas sabemos que alguns fatores colocam a gestante em maior risco como: histórico pessoal (gestações anteriores com quadro de pressão alta ou pré-eclâmpsia) e familiar, sedentarismo e ganho excessivo de peso, além da alimentação sobrecarregada de sal.

Fiquem atentas aos hábitos saudáveis na gestação: se alimente de maneira adequada, reduzindo o sal da alimentação, principalmente se já tiver apresentando edemas, pratique exercícios e controle o estresse tendo momentos de lazer e prazer no dia a dia. E cuidado com o aumento de peso excessivo.

Qualidade de vida sempre, esse é o ponto de partida para uma gestação saudável e livre de riscos!!

Um comentário:

  1. olá carol tudo bem??? meu nome é luciana e sou dona do blog http://omundodapenelope.blogspot.com e tbm sou de rib preto adorei saber que vc tbm é,ja estou te seguindo, se gostar do meu blog me siga tbm assim nós trocamos dicas e quem sabe organizamos um encontro entre blogueiras de rib preto!!!bjuxsssss

    ResponderExcluir