quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Dia Mundial de Combate à AIDS



Olá!

Não podia deixar de registrar aqui algo sobre o dia de hoje: Dia Mundial de Combate à AIDS.

E lembrar o quanto se precisa fazer pelas mães portadores do virus HIV, o quanto precisam ser orientadas e amparadas. São mães que, na sua maioria, carrega a insegurança e o medo de transmitir ao seu pequeno uma doença carregada de muitos preconceitos.

Para lembrar e informar, o virus HIV pode ser transmitido de forma vertical, ou seja, através da placenta, da mãe para o bebê e através do aleitamento materno.

O pré-natal é de fundamental importância na prevenção, pois faz parte da rotina de exames, a realização do exame de sangue que pode detectar a presença do virus. Se a mãe for soropositivo, imediatamente inicia-se um tratamento com os antiretrovirais (medicamentos usados no tratamento do HIV), e o bebê assim que nasce também recebe este mesmo tipo de medicação, mas com as dosagens acertadas para ele.

A mãe HIV+ infelizmente não pode amamentar, e mais do que nunca precisa de apoio da equipe de saúde, para que não haja prejuizo na formação do vínculo e elaboração do afeto mãe-bebê.

É preciso dar um basta no preconceito e no julgamento!! O que importa é como será daqui para frente, é dar apoio e cuidado à família para que tenham qualidade de vida e uma adaptação saudável à nova fase!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário