domingo, 26 de dezembro de 2010

É hora de nanar!



Olá!

A hora de dormir para muitos pais é um momento dificil. Mas como fazer para criar uma rotina para as crianças?

Existem diversas formas de acostumar as crianças a dormir sozinhas e em horários adequados. O importante é a criação de hábitos saudáveis e manter uma regularidade. Afinal é durante o sono que as crianças processam os aprendizados do dia, crescem e se desenvolvem.

Até o 3ª mês de vida os bebês tem um sono cíclico, ou seja, dorme algumas horas, acorda para se alimentar, dorme de novo, não fazendo diferença se é dia ou noite. Após os 3 meses o sistema nervoso do bebê está mais maduro, e começa a diferenciar o dia da noite ao começar a produzir uma substância chamada melatonina. É nesta fase que podemos começar a criar as rotinas para os pequeninos.

É comum ouvir as mães dizerem que, durante os primeiros meses de vida do bebê, procuram tentar deixar seus filhotes mais acordados de dia para que durmam mais a noite. Mas isto não funciona nesta fase, só ajuda a deixa-los mais irritados e pode interferir no desenvolvimento.

Para uma rotina saudável vale contar histórias, uma música calma e tranquila, um banho morno, um beijo de boa noite. Só não vale dormir na mesma cama que os pais! O ideal é acostumar o bebê desde pequeno a pegar no sono sozinho, ou seja, deve ir para o berço ainda sonolento e aprender a adormecer sem estar no colo. Assim ele consegue voltar a dormir sozinho se acordar durante a noite, sem precisar chamar os pais para embalá-lo.

Na Revista Crescer tem dicas interessantes. Segue o texto abaixo:


10 modos de fazer seu filho dormir tranquilo (e você também)

1. Estabeleça uma rotina e a repita sempre. Isso cria um ritual que prepara o bebê para o sono.

2. No sono da tarde, deixe entrar luz pela janela. Ele precisa perceber os horários do dia. Aos poucos vai entender que quando escurece é hora de dormir.

3. Banho costuma acalmar a criança e embalar o sono. Faça um teste com seu filho. Se funcionar, mude a rotina da casa.

4. Mesmo que seu filho seja pequeno, coloque um pijama nele. A roupa ajuda a marcar a hora de ir para a cama.

5. Quanto mais perto do horário do sono, mais tranqüila deve ser a brincadeira da criança. E a movimentação da casa.

6. Coloque uma tomada de luz azul no quarto. A cor acalma a criança. Música suave também ajuda.

7. Leia um livro para ele. Mesmo que seja bem pequeno e não entenda a história. O que vale é o som e a melodia de sua voz.

8. Deixe-o dormir sozinho. Coloque-o no berço e fique por perto. Se a criança chorar, acalme-a com a sua voz. Com o tempo, diminua o tempo de permanência no quarto.

9. Não levante da cama a cada resmungo que ouvir na babá eletrônica. Deixe ele voltar a dormir sozinho, ou vai aprender que, sempre que chorar, terá sua atenção.

10. Se ele aparecer no seu quarto durante a noite, abra um espacinho... Todo dia não pode, claro, mas de vez em quando é uma delícia!

Fonte: Revista Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário