domingo, 8 de janeiro de 2012

7 bilhões? E daí? Este é o meu parto!

Olá amig@s.

Pensando no assunto do próximo post, me deparei com uma matéria da revista Crescer. Uma reportagem que mostra um pouco o perfil de nascimentos pelo mundo, em um momento que o mundo completou 7 bilhões de habitantes. E nesta mesma reportagem uma frase, na minha opinião se destaca: mesmo tendo milhões de nascimentos, cada gestação e cada nascimento é único. Mas parece que muita gente esquece este pequeno grande detalhe.

Há pouco mais de um mês vivi uma experiência que não me deixou parar de pensar exatamente nesta questão. Durante um estágio da pós graduação, presenciei a falta de humanização durante o trabalho de parto de mulheres entregues à rotina de um sistema. Mulheres cansadas da peregrinação até encontrar um local que as acolhessem. Mulheres que nem sempre são comunicadas adequadamente sobre o que está acontecendo e o que acontecerá. Mulheres que só querem ser acolhidas e respeitadas, pois mesmo que já tenha ocorrido 20 partos naquele dia, o dela é único, é o primeiro, é o esperado.

Vi profissionais não respeitar a dor e o medo que a mulher sentia. Vi os acompanhantes se sentirem perdidos, sem saber exatamente seu papel. Vi um lugar que sempre considerei referência em parto normal (pelo menos foi o que ouvi a minha vida profissional toda) ser apenas mais um lugar onde a maioria dos partos são normais, tecnicamente "normais", mas não "humanamente" normais.

Me fez pensar aonde esta a falha? Porque é um local tecnicamente bem conceituado, que segue as recomendações do Ministério da Saúde. Mas o que está faltando? HUMANIDADE.

Na faculdade aprendemos que cada ser é único, e deve ser tratado na sua totalidade. Onde esquecemos isso? Em que momento da vida profissional deixamos isso para trás?

Acho importante o incentivo e a campanha do Ministério para incentivar o parto normal e o aleitamento materno, mas talvez alguns detalhes precisam ser revistos, principalmente a forma como estão sendo aplicadas estas recomendações.

Sei que não há um lugar no mundo que a assistência é perfeita, mas sei que tem muitas experiências que podemos aprender com elas. Olhar com mais carinho a experiência de cada pais ajuda a construir um sistema melhor.

Deixo o link da reportagem para vocês, leiam, reflitam, compartilhem experiências e idéias. Temos que começar com urgência a olhar para este assunto, se realmente queremos mudar este cenário.

PARTOS PELO MUNDO - REVISTA CRESCER

2 comentários:

  1. Querida Carol,
    Parabéns pelo blog! Adorei!
    Achei lindo este post, como vc aborda o assunto de que cada parto é um momento único e muito especial. Penso muito sobre isso, acho que deve ser o relógio biológico...rs
    A gente pensa tanto, sonha tanto, planeja tanto, e pode ser que todo o encanto desse momento se dilua em meros procedimentos técnicos automáticos, banais e sem humanidade, como vc disse.
    Mas fico aliviada e muito feliz em saber que existem profissionais que pensam diferente e trabalham em prol deste ideal, assim como vc.
    Obrigada Carol, em nome de todas as mães e futuras mães...rs
    Beijão,
    Olivia

    ResponderExcluir
  2. Liii querida obrigada pelo comentario. Realmente tem muita coisa que precisa ser melhorada. Espero que aos poucos a gente consiga isso!!!E deixa o relogio biologico falar menina!!!rsss
    Grande beijo!!

    ResponderExcluir