segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Amamentação prolongada

Olá Amig@s,

Hoje de manhã recebi o link de um vídeo da revista Crescer onde 2 médicos, um ginecologista e um pediatra foram entrevistados, falando sobre como realizar o desmame sem traumas.


Gostaria de colocar algumas coisas a respeito.

Em primeiro lugar, o desmame sem traumas acontece quando mãe e bebê/criança entram em acordo com o fim da amamentação, quando acontece naturalmente.

Segundo o Ministério da Saúde e a OMS, a amamentação deve ocorrer, de forma complementar, até 2 anos ou mais....este mais fica por conta da dupla mãe/bebê decidir.

Há muitos casos em que a amamentação é interrompida precipitadamente, por orientações equivocadas de profissionais de saúde, por falta de orientação dos pais e preparação para a amamentação, e causam frustração.

A recomendação de amamentar até 2 anos ou mais não é à toa. Muito se pensa que após os 6 meses o leite materno perde suas propriedades, e não tem mais valor nenhum. Mas ai está o maior engano. Mesmo que a criança já receba alimentos sólidos, o leite materno continua beneficiando de forma nutricional, mas principalmente na defesa contra as doenças. A criança continua a receber anticorpos pelo leite e a se proteger das doenças enquanto mantiver a amamentação.

Esta é uma propriedade importante, pois até a criança atingir sua maturidade na produção de anticorpos e completar o esquema vacinal, contamos com a preciosa ajuda do leite materno no combate às doenças. Sem contar no vínculo que é mantido.

Por isso mamães amamentem suas crianças até quando vocês acharem necessário, até quando seus filhos quiserem. Tenham sempre em mente o bem que estão proporcionando a vocês e aos filhos de vocês. Não existe tempo determinado para isto acontecer. Vocês é que vão decidir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário