terça-feira, 28 de dezembro de 2010

La vem mais um dentinho....



Olá!

O nascimento dos dentinhos é muito interessante. Compartilho com vocês um texto interessante sobre os cuidados no rompimento dos dentinhos.

Os primeiros dentes do bebê
Não existe uma regra sobre o momento exato em que vai nascer os primeiros dentinhos do seu filho. Veja como amenizar o desconforto que eles podem causar

Uma das maiores dúvidas dos pais é a época certa do nascimento dos primeiros dentes de seus filhos. Se você pesquisar na internet ou mesmo em livros, haverá sempre uma tabelinha que pode, em vez de ajudar, alarmar mais ainda quem tem filhos com dentinhos “preguiçosos”. Não é que devemos condená-las, as tabelas são apenas estimativas aproximadas, e não regras.

O desenvolvimento de cada criança depende da genética, alimentação, hábitos, história clínica. São tantos fatores que não existe idade certa nem para início nem fim da fase de troca de dentição. Por isso, não fique impressionada se metade dos bebês do playground sorrirem cheio de dentes e o seu estiver ainda “banguelíssimo”. Não tenha pressa, tudo vem a seu tempo.

Para alguns bebês, a chegada dos dentes é extremamente tranquila. Quando você se dá conta já estão lá como mágica, de uma hora para a outra. Para outros, é um desconforto sem limites, com direito a lágrimas, noites maldormidas, coceira insuportável, gengiva mais espessa, bem vermelha e muita baba. Isso tudo é resultado da pressão exercida contra o tecido das gengivas à medida que a coroa do dente rompe as membranas. A mãe adepta da homeopatia pode fazer uso da “Chamomilla” ou “Calcarea carbonica”, dependendo da recomendação do médico.

A mãe que segue outros métodos deve oferecer ao bebê algo duro para massagear as gengivas, como mordedores à base de gel, que podem ser mantidos em geladeira e usados no momento em que o incômodo começar. O frio provoca uma sensação anestésica local, aliviando a dor. Nos casos em que a irritação da gengiva dificulta a alimentação do bebê, um anestésico tópico pode ser utilizado na gengiva inflamada, mas só com autorização prévia do seu pediatra.

O bom é que essa fase vai passar! O importante é ficar calma, para que você possa estar preparada para enfrentar esse momento com seu bebê da melhor maneira possível. Boa sorte!

Fonte: Marta Haddad - Revista Crescer

domingo, 26 de dezembro de 2010

É hora de nanar!



Olá!

A hora de dormir para muitos pais é um momento dificil. Mas como fazer para criar uma rotina para as crianças?

Existem diversas formas de acostumar as crianças a dormir sozinhas e em horários adequados. O importante é a criação de hábitos saudáveis e manter uma regularidade. Afinal é durante o sono que as crianças processam os aprendizados do dia, crescem e se desenvolvem.

Até o 3ª mês de vida os bebês tem um sono cíclico, ou seja, dorme algumas horas, acorda para se alimentar, dorme de novo, não fazendo diferença se é dia ou noite. Após os 3 meses o sistema nervoso do bebê está mais maduro, e começa a diferenciar o dia da noite ao começar a produzir uma substância chamada melatonina. É nesta fase que podemos começar a criar as rotinas para os pequeninos.

É comum ouvir as mães dizerem que, durante os primeiros meses de vida do bebê, procuram tentar deixar seus filhotes mais acordados de dia para que durmam mais a noite. Mas isto não funciona nesta fase, só ajuda a deixa-los mais irritados e pode interferir no desenvolvimento.

Para uma rotina saudável vale contar histórias, uma música calma e tranquila, um banho morno, um beijo de boa noite. Só não vale dormir na mesma cama que os pais! O ideal é acostumar o bebê desde pequeno a pegar no sono sozinho, ou seja, deve ir para o berço ainda sonolento e aprender a adormecer sem estar no colo. Assim ele consegue voltar a dormir sozinho se acordar durante a noite, sem precisar chamar os pais para embalá-lo.

Na Revista Crescer tem dicas interessantes. Segue o texto abaixo:


10 modos de fazer seu filho dormir tranquilo (e você também)

1. Estabeleça uma rotina e a repita sempre. Isso cria um ritual que prepara o bebê para o sono.

2. No sono da tarde, deixe entrar luz pela janela. Ele precisa perceber os horários do dia. Aos poucos vai entender que quando escurece é hora de dormir.

3. Banho costuma acalmar a criança e embalar o sono. Faça um teste com seu filho. Se funcionar, mude a rotina da casa.

4. Mesmo que seu filho seja pequeno, coloque um pijama nele. A roupa ajuda a marcar a hora de ir para a cama.

5. Quanto mais perto do horário do sono, mais tranqüila deve ser a brincadeira da criança. E a movimentação da casa.

6. Coloque uma tomada de luz azul no quarto. A cor acalma a criança. Música suave também ajuda.

7. Leia um livro para ele. Mesmo que seja bem pequeno e não entenda a história. O que vale é o som e a melodia de sua voz.

8. Deixe-o dormir sozinho. Coloque-o no berço e fique por perto. Se a criança chorar, acalme-a com a sua voz. Com o tempo, diminua o tempo de permanência no quarto.

9. Não levante da cama a cada resmungo que ouvir na babá eletrônica. Deixe ele voltar a dormir sozinho, ou vai aprender que, sempre que chorar, terá sua atenção.

10. Se ele aparecer no seu quarto durante a noite, abra um espacinho... Todo dia não pode, claro, mas de vez em quando é uma delícia!

Fonte: Revista Crescer

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Amamentar e o desempenho intelectual!!



Olá!

Volto hoje ainda para mais um post sobre amamentação.
Recebi um email sobre uma reportagem publicada no G1.com.br sobre amamentação e desempenho intelectual. Mais uma pesquisa comprovando os benefícios da amamentação.

Segue abaixo o texto.

20/12/2010 12h12 - Atualizado em 20/12/2010 12h23

Amamentação pode melhorar a inteligência de meninos, diz estudo

Crianças alimentadas por leite materno por mais de seis meses tiveram resultados melhores em testes.

Crianças de dez anos que haviam sido amamentadas por ao menos seis meses tiveram resultados melhores em testes-padrão de leitura, matemática e grafia, em comparação com crianças amamentadas por períodos mais curtos.
A conclusão é de um estudo australiano feito com mais de mil crianças e relatado nesta segunda-feira pelo site especializado "MedPage Today".
Os efeitos benéficos da amamentação apareceram de forma mais relevante em meninos, possivelmente porque o leite compensa hormônios femininos que ajudam a proteger o cérebro de meninas.
Outra possibilidade é que a amamentação tem um efeito positivo nas relações entre mãe e filho, facilitando a interação e, de forma indireta, o desenvolvimento cognitivo, segundo o MedPage Today. Como os meninos dependiam mais da atenção materna do que as meninas, os efeitos positivos dessa interação se fariam mais presente neles.

'Provas crescentes'

O estudo, publicado na revista Pediatrics, foi coordenado por Wendy Oddy, do Instituto de Pesquisa de Saúde Infantil da Universidade do Oeste da Austrália.
'Nosso estudo adiciona provas crescentes de que a amamentação por ao menos seis meses tem efeitos benéficos para o melhor desenvolvimento da criança', escreveram Oddy e seus colegas.
A relação entre amamentação e desenvolvimento cognitivo é atribuída aos nutrientes presentes no leite materno - principalmente ácidos graxos poli-insaturados -, que ajudam no crescimento de membranas celulares do cérebro e de neurônios.
O estudo levou em consideração os outros fatores que também influenciam o desenvolvimento cognitivo infantil e disse ter tentado controlá-los entre as crianças estudadas. Com isso, foi possível observar também que índices menores de educação materna e renda prejudicavam o desempenho das crianças.
Em contrapartida, as que liam mais durante a idade de três a cinco anos tiveram melhores resultados nos testes de leitura e escrita.

Fonte: http://www.g1.com

Papai também precisa de cuidados!



Olá!

Vocês sabiam que pai também sofre de depressão pós-parto?
Exatamente. Pesquisas recentes mostram que a fase que vai do início da gestação até uma ano após o nascimento do bebê é um período de adaptação não só da mãe e do bebê, mas do pai também. Ele também fica confuso e com dúvidas no desempenho de seu papel, pode se sentir rejeitado, commpetir a atenção da mãe com o bebê e as vezes até rejeitar a criança, dependendo do grau da depressão.

É um misto de sentimentos que muitos pais não conseguem lidar e acabando entrando em um estado depressivo. Mas a maioria consegue superar.

O tratamento é igual ao tratamento para a mulher: medicação e terapia. E muito amor e carinho da família.

Não podemos esquecer jamais que o pai faz parte da familia em formação, tem sensações e sentimentos assim como as mulheres e os bebês, e assim como eles precisam se acostumar com as novidades e aprender a viver com os novos papeis e deveres.

Deixo o link de algumas reportagens interessantes, publicadas no site Aleitamento.com

http://www.aleitamento.com/a_artigos.asp?id=2&id_artigo=2407&id_subcategoria=3
http://www.aleitamento.com/a_artigos.asp?id=x&id_artigo=2273&id_subcategoria=3
http://www.aleitamento.com/a_artigos.asp?id=x&id_artigo=959&id_subcategoria=3

Mamães, vovós e titias, fiquem atentas aos sinais de depressão apresentados pelos papais também! E cuidem deles com carinho!

sábado, 18 de dezembro de 2010

Síndrome HELLP



Olá!

Acabei de ver a cena da novela Passione sobre a Síndrome HELLP, uma das complicações do quadro de pré-eclâmpsia.

Como já falei em posts anteriores, a pré-eclâmpsia é um quadro onde há aumento da pressão arterial durante a gestação, acompanhada de alterações da função renal (aumento da perda de proteina pela urina)e edema (inchaço).

A Sindrome HELLP caracteriza-se pela pressão alta, hemólise(destruição das células vermelhas do sangue provocando anemia), alterações da função hepática (fígado) e diminuição do número de plaquetas no sangue.

Os sintomas são os mesmos da pré-eclâmpsia (pressão alta, dor na nuca, visão alterada, tontura), e o que diferencia o diagnóstico são exames laboratoriais (sangue). O tratamento é a realização do parto de emergência, e geralmente são partos prematuros, que requer cuidados especiais para o bebê. A retirada da placenta é o fator principal para diminuir a pressão e regredir o quadro que está alterado.

Não há uma causa ainda específica que faz a pressão arterial subir durante a gestação. Mas sabemos que alguns fatores colocam a gestante em maior risco como: histórico pessoal (gestações anteriores com quadro de pressão alta ou pré-eclâmpsia) e familiar, sedentarismo e ganho excessivo de peso, além da alimentação sobrecarregada de sal.

Fiquem atentas aos hábitos saudáveis na gestação: se alimente de maneira adequada, reduzindo o sal da alimentação, principalmente se já tiver apresentando edemas, pratique exercícios e controle o estresse tendo momentos de lazer e prazer no dia a dia. E cuidado com o aumento de peso excessivo.

Qualidade de vida sempre, esse é o ponto de partida para uma gestação saudável e livre de riscos!!

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Leite Materno e o combate ao câncer!!



Olá!

Estava passeando pela net e me deparei com uma reportagem fantástica no site da Revista Pais e Filhos.

É uma reportagem que fala sobre a descoberta de uma substância no leite materno capaz de destruir células cancerígenas. Fantástico!! Mais um motivo para me apaixonar ainda mais pela amamentação.

O link para a reportagem é: http://www.revistapaisefilhos.com.br/saude/300/leite-materno-a-cura-para-o-cancer

Não há como negar que o nosso corpo é uma máquina perfeita. E cada vez mais a gente se da conta que as respostas e curas estão em nós mesmos. Há quantos anos se estuda a cura para o câncer, e a ponta do novelo está dentro de nós. Por enquanto é só uma pontinha, mas fortalece ainda mais a importância da amamentação.

Já vou acrescentar mais um item nas vantagens da amamentação quando estiver orientando minhas futuras mamães as recém-mamães!!!

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

O verão está ai




Olá!

O verão ainda não chegou oficialmente, mas todos os sinais da sua presença já estão gritantes: sol escaldante, chuvas torrenciais, noites mal dormidas e alimentação irregular.

Sol combina com praia, pscina, mas sempre esquecemos que ele também combina com muita água, roupas leves, alimentação leve e saudável.

Para quem está gestante, principalmente no 3º trimestre de gestação, verão não combina. Os desconfortos se acentuam: sensação de calor extremo, inchaço nas mãos e nos pés, enfim, uma gama de sintomas que deixam as gestantes ainda mais desconfortadas.

Algumas dicas são importantes como:
- Aumentar a ingestão de água e sucos naturais. Evite refrigerantes por conta do excesso de sódio que estes contém;
- Diminua a quantidade de sal da comida. O sal aumenta os inchaçoes e pode alterar também a pressão arterial;
- Pratique exercícios leves em horários mais frescos como antes das 9hs da manhã ou após as 17hs. E não esqueça da água antes, durante e após o exercício;
- Use roupas leves e confortáveis e sapatos que não apertem o peito do pé.
- Coloque as pernas elevadas pelo menos 2x/dia por 15 a 20 minutos. Isso ajudará a diminuir os edemas.
- Se tiver disponibilidade faça drenagem linfática;
- Use protetor solar SEMPRE, com fator mínimo de 30;
- Cuidado com as férias na praia! A variação da pressão atmosferica pode causar mal-estar, e cuidado com as comidas vendidas em quiosques que podem provocar doenças. Viaje sempre com o conscentimento do seu médico.

Para completar vou deixar disponível 2 reportagens do site da revista Crescer que podem auxiliar também.

http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI909-10566,00-COMO+REDUZIR+O+INCHACO+NA+GRAVIDEZ.html

http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI14798-10566,00-CALOR+E+GRAVIDEZ.html

Boa leitura!

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Dia Mundial de Combate à AIDS



Olá!

Não podia deixar de registrar aqui algo sobre o dia de hoje: Dia Mundial de Combate à AIDS.

E lembrar o quanto se precisa fazer pelas mães portadores do virus HIV, o quanto precisam ser orientadas e amparadas. São mães que, na sua maioria, carrega a insegurança e o medo de transmitir ao seu pequeno uma doença carregada de muitos preconceitos.

Para lembrar e informar, o virus HIV pode ser transmitido de forma vertical, ou seja, através da placenta, da mãe para o bebê e através do aleitamento materno.

O pré-natal é de fundamental importância na prevenção, pois faz parte da rotina de exames, a realização do exame de sangue que pode detectar a presença do virus. Se a mãe for soropositivo, imediatamente inicia-se um tratamento com os antiretrovirais (medicamentos usados no tratamento do HIV), e o bebê assim que nasce também recebe este mesmo tipo de medicação, mas com as dosagens acertadas para ele.

A mãe HIV+ infelizmente não pode amamentar, e mais do que nunca precisa de apoio da equipe de saúde, para que não haja prejuizo na formação do vínculo e elaboração do afeto mãe-bebê.

É preciso dar um basta no preconceito e no julgamento!! O que importa é como será daqui para frente, é dar apoio e cuidado à família para que tenham qualidade de vida e uma adaptação saudável à nova fase!!!