domingo, 2 de agosto de 2015

24ª Semana Mundial de Aleitamento Materno - 2015



Esta semana demos inicio à 24º Semana Mundial de Aleitamento Materno. O tema deste ano é: “Amamentação e trabalho: para dar certo o compromisso é de todos”.


Nas últimas décadas aumentou o número de mulheres no mercado de trabalho. Segundo dados do IBGE, 2009 constatou que 48,8% das mulheres tinham algum tipo de trabalho com carteira assinada, mas ainda temos cerca de 60% das mulheres inseridas no mercado informal de trabalho, o que as deixam privada dos benefícios sociais como a licença-maternidade, e por isso muitas mulheres retornam ao trabalho antes mesmo dos 4 meses pós-parto para garantir o sustento da sua família. Por isso e por muitos outros motivos, este tema se faz tão importante.

Um dos maiores desafios para a mulher que amamenta é o retorno ao trabalho. Para continuar amamentando a mulher precisa se planejar e contar com uma rede de apoio fortalecida e integrada, incluindo seu local de trabalho. Infelizmente este período de retorno ao trabalho é uma das principais causas de desmame precoce. Incentivar a mulher a continuar amamentando traz benefícios para sua saúde, pois a cada mês amamentando ela diminui o risco de desenvolver câncer e doenças crônicas no futuro, para a saúde do bebê que adoece menos uma vez que recebe anticorpos através do leite materno, benefícios econômicos para a família que gasta menos com tratamentos de saúde, medicamentos e internações e benefícios para a empresa que apoia a mulher, pois se seu bebê fica menos doente ela falta menos ao trabalho.

Esta rede de apoio é fundamental para que a mulher sinta-se confiante em seu potencial de continuar amamentando seu bebê e supere os desafios desta nova fase de adaptação.

O tema deste ano chama a atenção exatamente para isso: não basta a mulher ser incentivada e orientada a ordenhar seu leite, adequar sua rotina, é preciso que a família, a empresa e toda a sociedade participem. 

Compartilho com vocês o link para baixar a cartilha do Ministério da Saúde com orientações para a Mulher Trabalhadora que Amamenta.

Compartilho também um vídeo bem bacana da minha querida amiga Dra Luciana Herrero com 10 dicas para as mulher que irá retornar ao trabalho. Aproveitem para acessar a pagina dela no youtube que tem mais vídeos que irão ajudar muito!

A amamentação é responsabilidade de todos! Vamos apoiar, vamos fazer a nossa parte!!

Com carinho
Carol
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário