sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Livre demanda, por que é tão importante?

Olá Querid@s!!

Volto à ativa das postagens com um pedido muito especial: falar sobre livre demanda na amamentação!

O Ministério da Saúde faz a seguinte recomendação:

"Recomenda-se que a criança seja amamentada sem restrições de horários e de
tempo de permanência na mama. É o que se chama de amamentação em livre demanda.
Nos primeiros meses, é normal que a criança mame com freqüência e sem horários
regulares. Em geral, um bebê em aleitamento materno exclusivo mama de oito a 12 vezes
ao dia."

A livre demanda é importante para que haja uma adequada alimentação do bebê, para melhor regulação da produção de leite e para aumentar o vínculo entre mãe e bebê.

Entendendo a fisiologia da produção do leite, cerca de 3 dias após o parto ocorre o que chamamos de "apojadura" ou "descida do leite". A produção do leite a partir de então vai depender das mamadas e do esvaziamento da mama. Se o leite que está sendo produzido não for utilizado, a produção irá diminuindo gradativamente. A prolactina, hormônio responsável pela produção do leite, é liberada durante a mamada conforme a mama é esvaziada. A ocitocina, hormônio responsável pela ejeção do leite que foi produzido, é liberado a partir do estímulo de sucção do bebê, além de outros fatores que falarei mais adiante. O volume de leite produzido irá variar conforme a quantidade que o bebê mama e a frequência das mamadas. Quanto mais o bebê mamar, mais leite será produzido.

A maior dificuldade é que muitas mães podem se sentir inseguras em realizar a livre demanda, tendo a falsa impressão de que o bebê está "passando fome" por isso mama tanto. Outra dificuldade é o desgaste que pode provocar nas mulheres as mamadas frequentes.

Então vamos esclarecer por partes.

1. Meu bebê não está bem alimentado por isso quer mamar a toda hora.
Não é uma afirmação verdadeira. Bebês que não estão se alimentando adequadamente não ganham peso adequadamente, fazem pouco xixi (menos de 6 fraldas de xixi por dia) e não evacuam (fazem cocô) com frequência.
A amamentação com frequência e livre de horários garante que o bebê se alimente adequadamente. E não podemos esquecer que deve-se oferecer uma mama por mamada, para que seja esvaziada adequadamente e o bebê mame leite suficiente para ganhar peso e matar sua fome. Hoje não tem mais a história de dar de mamar 15 minutos em cada mama.

2. Eu fico muito cansada de amamentar tantas vezes.
Esta afirmativa é verdadeira! A amamentação cansa sim, desgasta, principalmente porque vem associada a outros fatores como privação de sono e horários irregulares de alimentação. Para minimizar estes efeitos é importante pedir ajuda com as tarefas da casa e com os cuidados com o bebê também, e aproveitar os horários que o bebê dormir e descansar junto com ele. Na fase inicial do pós-parto, a prioridade é o descanso, por isso é tão importante pedir ajuda. Uma dica para as que tem dificuldades para dormir durente o dia é tentar resgatar atividades que relaxem vocês mulheres, e não os bebês que já estão dormindo, além de se permitir relaxar. Outra dica é descobrir alguém na família ou amigos que poderia passar uma noite a duas por semana com vocês ajudando a olhar o bebê durante a noite enquanto os pais dormem um pouco.

O descanso, o bem estar da mulher, um ambiente calmo e aconchegante são fatores importantes que também contribuem para liberação de ocitocina, garantindo que o leite produzido esteja disponível para o bebê.

A livre demanda é uma ótima oportunidade de mãe e bebê se conhecerem e se entenderem, respeitando as necessidades e os limites de cada um. A amamentação é um trabalho em equipe, e cada equipe é única e funciona de um jeito. Dar espaço para descobrir estas particularidades é um dos caminhos para o sucesso da amamentação.

Com carinho,
Carolina Guimarães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário