sexta-feira, 29 de junho de 2012

Pouco leite...será??

Olá querid@s.

Add caption
Uma das maiores queixas das mães que amamentam é com relação à quantidade de leite. Mas como saber se o bebê está bem alimentado?
A produção de leite varia de mulher para mulher e também de acordo com a fase da amamentação e a necessidade do bebê. Esta mesma produção é regulada por um hormônio chamado prolactina, e mantida pela sucção do bebê, que ao retirar o leite da mama estimula este hormônio a produzir mais. Assim, quanto mais o bebê sugar, mais leite será produzido.

Nos primeiros dias após o parto, se houver um bom estimulo do bebê ao peito, e quanto mais rápido após o parto a amamentação se iniciar, maior será a produção de leite, chegando a produzir grandes volumes ("sobras"). Com o passar dos dias, através da rotina de mamadas, o organismo materno vai aprendendo a conhecer a necessidade do bebê, e a produção vai se regulando. O "excesso" vai diminuindo, e as mães experimentam a sensação de que "o leite diminuiu". Mas na verdade as "sobras" diminuíram, e é produzido o que está sendo consumido.

Muitas mães acreditam que só está produzindo leite suficiente para seu bebê se o peito estiver cheio, pesado, vazando....mas não é bem assim. Para saber se há produção suficiente é muito importante a avaliação de um profissional capacitado.

Mas algumas dicas podem ajudar as mamães a ficarem tranquilas quanto à alimentação de seus bebês:
1. bebês que estão mamando adequadamente dormem cerca de 2 a 4hs entre uma mamada e outra. Portanto é normal o bebê pedir o peito a cada 2hs por exemplo, principalmente nos primeiros dias;
2. observe o xixi do bebê: se ele estiver clarinho (amarelo claro na fralda) e em quantidade ( a fralda fica pesadinha), é sinal de que o bebê está bem hidratado. Em um dia, deve haver pelo menos 6 trocas de fralda com xixi;
3. ele também faz cocô com frequência mas não necessariamente em todas as mamadas. O cocô é molinho e vai ficando clarinho com o passar dos dias;
4. ganho de peso adequado: bebês bem alimentados ganham cerca de 18 a 30g de peso por dia. Com 10 dias de vida ele já está novamente com o peso do nascimento;
5. o bebê fica satisfeito após a mamada. Nos primeiros dias as mamadas podem durar cerca de 30/40 minutos. Com o passar dos dias, o bebê vai ganhando ritmo na sucção e este tempo de mamada vai gradativamente diminuindo, e os intervalos vão se regulando. Mas isso acontece ao tempo de cada dupla, não é igual a todas.

Por volta dos 2 a 3 meses, há o que chamamos de "crise transitória da amamentação". Nesta fase, devido ao crescimento dos bebês, eles passam a não ficar mais tão satisfeitos após a mamada. Isso acontece porque estão necessitando de uma demanda maior e não porque a mãe diminuiu a produção. É só amamentar mais vezes que a produção se adapta novamente.

Exceto nos casos em que há algum problema de ordem física ou hormonal, toda mulher é capaz de produzir leite suficiente para seu bebê. O importante é que a amamentação se inicie da melhor forma, que haja um manejo adequado, que esta mulher tenha apoio profissional e familiar positivos, e que seja orientada de forma adequada desde a gestação.

No surgimento da menor dúvida, procurem ajuda, procurem orientação. Lembre-se sempre que a amamentação é uma atividade realizada em dupla (mãe-bebê), e os dois precisam estar em harmonia para que haja o sucesso.

Com carinho a todos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário