quinta-feira, 25 de agosto de 2011

A arte de ser um cuidador


Olá!

Muitas vezes, nos grupos que participo, as pessoas me questionam se ja tenho filhos. Minha resposta sempre foi dizer que "ainda não". Hoje minha resposta está um pouquinho diferente, sempre digo: "de sangue não, mas de coração tenho um monte espalhado por ai!"

Durante a minha trajetória, e mais especificamente, de um ano até agora, aprendi que quem é um cuidador ganha um filho a cada dia.

Mas o que é ser um cuidador?

Segundo o dicionário: cuidador é "que ou o que cuida ou trata de alguma coisa; diligente, zeloso".

No curso de babá que dou na Aninhare, junto com minha amiga, Dra Luciana, sempre ensinamos que ser cuidador não é apenas uma profissão, é uma missão! Cuidar de alguém que nunca vimos, que não temos laços de sangue ou de amizade, não é uma tarefa fácil, mas quando nos propomos a isso, temos que fazer com amor. E toda profissão que é feita com amor é um dom, portanto uma missão a ser cumprida.

Para ser um cuidador não precisa ser um profissional de saúde, basta ter boa vontade, responasbilidade e amor. O resto pode ser muito bem aprendido. E a cada pessoa que é cuidada, acaba se tornando um pouquinho um "filho ou uma filha do coração".

Pensem em uma mãe ou um pai quando estão cuidando de seus filhos. Quando o cuidado envolve amor e respeito, o vinculo cresce a cada dia. Quando nós, cuidadores realizamos nosso trabalho com amor e respeito, criamos um vinculo de confiança e afeto com quem está sendo cuidado, por isso podemos dizer que ganhamos um filho.

Infelizmente muitas pessoas hoje se tornam cuidadores por status ou pelo dinheiro. Algo vai faltar neste cuidado, nesta relação, e muito provavelmente a tarefa não será cumprida por completo.

Toda profissão pede que os profissionais envolvidos, além de dominar o assunto, acreditem no trabalho que está sendo feito. Se um prédio está sendo construido, se um carro está sendo concertado, se uma casa está sendo limpa, só teremos bons resultados se o profissional estiver envolvido por inteiro no seu trabalho: envolvido com habilidades, envolvido com crença, envolvido com amor. Posso dizer que quando se trata de cuidado com seres humanos, essa necessidade dobra.

Não adianta ter boa vontade se não tenho habilidade para lidar com a situação. Não adianta ter habilidade se não tenho jogo de cintura, se não sou maleavel, se não sei escutar, se não gosto do que faço. Não adianta ter habilidade e jogo de cintura se não tenho amor e respeito pelo meu próximo.

Vamos ser mais zelosos. Vamos ser mais cuidadores!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário