terça-feira, 1 de março de 2011

Mais uma vantagem da amamentação para as mães

Olá pessoal!!!

Me desculpem pelo pequeno "sumisso" por esses 15 dias, mas não deixei de pensar no nosso blog em nenhum momento.

Quero trazer uma reportagem que li no site Aleitamento.com sobre mais uma vantagem da amamentação para a mãe: ajuda a perder peso após a gestação!!!

Já é comprovado que amamentar gasta-se muita energia, e consequentemente se queima caloria durante a amamentação. Quanto mais amamentar, mais energia se consome. Por isso a importância de uma alimentação balanceada para que não falte nenhum nutriente para a mãe e para o bebê.

Mas, além de amamentar, o tempo que demora pra voltar a forma de antes da gestação depende muito também do cuidado que tenho durante a gestação com o meu corpo. Quantos quilos eu ganhei na minha gravidez? Pratiquei exercício físico? Tudo isso faz muita diferença após o nascimento.

Cuidem-se com muito carinho.

Segue o texto abaixo

Fonte: Aleitamento.com
"AMAMENTAR EMAGRECE!

Dicas para voltar ao peso naturalmente

Depois dos nove meses mais longos da vida de uma mulher, enfim, o bebê nasceu e é perfeito. O que não está tão bonito assim é o corpo da mãe, que ainda apresenta as "gordurinhas" adquiridas no período de gestação. Mas não é preciso desespero. Ao seguir algumas dicas, logo o espelho volta a conhecê-la.

Segundo a nutricionista, Thelma Fernandes Feltrin Rodrigues, não é recomendado que a mulher faça dietas com grandes restrições calóricas após o parto, para não prejudicar a oferta de nutrientes (a exemplo do cálcio e da vitamina D) ao bebê. Por essa razão, a montagem do cardápio deve ter a supervisão de um nutricionista. Como a preocupação é, sobretudo, com a criança, seguir a orientação dos médicos favorece mãe e filho.

"O ato de amamentar auxilia na redução de peso pós-parto, uma vez que, para produzir o leite humano, a mulher tem um gasto energético elevado: a cada litro são 900 calorias. Além do mais, os processos de produção e de liberação do leite estimulam as contrações uterinas, auxiliando o retorno ao tamanho original do órgão", explica.


Não se descuidar da alimentação faz toda a diferença. Diariamente ela deve ser equilibrada e variada, composta por frutas, verduras e legumes, além dos cereais (arroz, milho e trigo), das leguminosas (feijão, ervilha e soja), das carnes (de peixe, de frango e bovina) e dos laticínios. "É importante que as refeições sejam bem distribuídas ao longo do dia, fracionadas em seis vezes, para que não haja grandes períodos sem alimentação".


Ingerir bastante líquido e deixar de consumir alimentos com alta densidade calórica e baixa oferta de nutrientes - como doces, lanches vendidos em fast-food, frituras, biscoitos recheados e refrigerantes - são atitudes importantes para prevenir o aumento de peso.


"É fundamental lembrar que o consumo de bebidas alcoólicas durante a amamentação deve ser evitado", alerta.

Praticar uma atividade física também pode ser interessante. Para quem sempre se exercitou - inclusive, durante a gestação -, basta esperar uma semana antes de voltar ao ritmo anterior. Já as pessoas sedentárias precisam esperar o restabelecimento do parto. O retorno pode ser feito, em média, após 20 dias. "Para a redução de peso, a atividade mais recomendada é a aeróbica, como caminhar, andar de bicicleta, correr ou nadar. Porém, o alongamento, a ioga e o relaxamento também são importantes para o período do puerpério (período pós-parto)", explica a fisioterapeuta Fernanda Varkala."

Autor: Vya Estelar
Data: 25/2/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário