quinta-feira, 11 de novembro de 2010

O direito de amamentar e de passear!



Olá!

Hoje estava em meu horário de almoço em um shopping aqui em Ribeirão, e me deparei com uma cena muito comum, mas que me despertou certo interesse: uma mãe sentou-se em uma mesa de frente para a minha, na praça de alimentação, com seu lindo filho no carrinho, que não deveria ter mais do que 6, 7 meses, e retirou os apetrechos para preparar a mamadeira. Lá estava a água fervida e um potinho com o leite em pó, que foram misturados para oferecer à criança.

Neste momento me veio uma dúvida: as crianças que fazem uso de mamadeira já tem um lugar cativo na praça de alimentação. Mas e as mães que estão amamentando no peito, se sentem à vontade de amamentar em um local tão público?

Recentemente recebi um email falando de uma "capa" para amamentação, onde a mãe consegue cobrir seu colo, e não ficar tão exposta na hora de amamentar. Acho a ideia interessante, mas não me passa uma impressão boa. Seria mais um apetrecho para carregar na bolsa. Acredito que seria mais lógico mudar os conceitos, o olhar das pessoas para uma mãe que amamenta em público, que não está fazendo mais do que alimentando seu filho, assim como a mãe que carrega a mamadeira e o potinho com leite em pó.

As mães também tem o direito de passear com seus filhos, com a família, e ter o suporte para as necessidades da dupla. Ai lanço minha pergunta, se os shoppings e outros locais criam lindos e decorados fraldários, por que não poderiam criar um espaço tranquilo e confortável para que essas mães possam amamentar seus filhos à vontade, sem precisar se preocupar em esconder?

Hoje já existe o Cinematerna, sessões de cinema especiais para mães. Empresas amigas da amamentação, que criam dentro de seus espaços físicos, salas especiais para coleta do leite materno durante a jornada de trabalho. Acho que está na hora de nascer a Sociedade Amiga da Amamentação!!!

É algo a se pensar...

2 comentários:

  1. Carol, com certeza precisamos de mais pessoas aceitando a amamentação como algo natural, mas sabe, em relação às capinhas, eu uso bastante, não só para minha privacidade mas porque minha bebê não gosta de muito movimento em volta quando está mamando, então a capa dá esta liberdade de mamar em paz à nós duas. Muitas vezes, outras pessoas ficam constrangidas (do sexo masculino principalmente), então penso que devo respeitar. De todos os shoppings que já fui só vi um que tem um lugar perfeito para amamentar e muitas vezes tive que amamentar no carro pois, muito frequentemente, os lugares não são adequados nem usando a capinha. Realmente precisamos de mais lugares como este que conheci. Um grande abraço. Ah, visite meu blog! Olha eu amamentando na praça com a capinha: http://amamentartudodebom.blogspot.com/2010/08/livro-leite-materno-como-mante-lo.html
    beijão!

    ResponderExcluir
  2. Oi Fabi. Concordo com você, a capinha da privacidade e evita a distração do bebê. Sei que é um acessório que foi criado para suprir uma dificuldade, mas como amamentóloga de coração (apesar de ainda não ter amamentado), gostaria de ver a sociedade olhar com mais cuidado, e proporcionar locais adequados e reservados para esse momento, afinal é estranho pensar que algo tão natural possa causar tanto incômodo e estranheza. Longo trabalho de formiguinha. Mas quem sabe um dia podemos conseguir.
    Obrigada pelo comentário.
    Carol

    ResponderExcluir