domingo, 28 de novembro de 2010

As crianças e os cuidadores do Século XXI



Olá!

Esta semana tive a oportunidade de participar da 11ª Jornada de Pediatria da Unimed Ribeirão Preto, e alguns assuntos tratados me chamaram a atenção, e me deixaram feliz por terem sido colocados em pauta.

Temas como a estrutura da família do século XXI, o quanto precisam de apoio e orientação dos pediatras, principalmente no primeiro ano de vida, para que possam assumir seus papeis de uma forma mais saudável.

Há alguns post não me canso de falar o quanto as famílias hoje precisam de suporte profissional, e deve ir desde o pediatra, passando por todos os profissionais de saúde que as assistem.

Outro ponto importante foi tratar a prevenção de acidentes domésticos, no trânsito e na escola. Também já falei um pouco sobre este tema há alguns posts, mas sempre é bom relembrar. Na palestra sobre prenveção de acidentes me chamou a atenção as estatísticas apresentadas: a maior causa de hospitalização de crianças são provocadas por acientes domésticos, e a maior causa de acientes de trânsito que envolvem crianças são atropelamentos e bicicletas.

Papais e mamães, fiquem atentos aos pequenos nas ruas, principalmente nas saidas das garagens e estacionamentos, na hora de entrada e saída da escola. Usem equipamento de proteção ao levá-los para andar de bicicleta, e só andem em local seguro e apropriado. Pequenos detalhes fazem a diferença.

Muitos outros assuntos foram discutidos, mas fico feliz em ver que os cuidadores estão abrindo espaço para assuntos como estes, e não estão se prendendo somente em doenças e tratamentos. Como disse o querido Dr José Martins, é preciso voltar a ter tempo e disposição de toda uma equipe para mostrar a cada membro da família qual o seu papel, a ensinar uma mãe a amamentar corretamente, a prevenir doenças...

Na história da medicina, cada vez mais separamos os cuidados em partes e especialidades. Está na hora de juntar as partes de novo, nos preparar cada vez mais para acompanhar as mudanças de hábitos e as precocidades das nossas crianças. E principalmente ensinar aos pais o caminho mais seguro!!

sábado, 20 de novembro de 2010

Teste do Olhinho



Olá!

Já está circulando na imprensa uma campanha da Sociedade Brasileira de Pediatria sobre o teste do olhinho. Coloquei o vídeo para que possam ver.

Assim como o teste do pezinho e o teste do ouvidinho, o teste do olhinho é um dos principais exames feitos no recém-nascido, e pode evitar a cegueira.

Segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica, 80% da cegueira mundial poderia ser evitada, sendo que 60% podem ser curáveis e 20% previníveis.

O Teste do Olhinho, também conhecido como "Teste do Reflexo Vermelho", é simples de ser realizado, necessitando apenas um oftalmoscópio direto e uma sala escurecida. Pode ser realizado em menos de 5 minutos por qualquer pediatra treinado, na própria maternidade. O teste é considerado normal quando o reflexo vermelho do oftalmoscópio pode ser vistos em ambos os olhinhos do bebê. Se houver dificuldade ou não for identificado, é sinal de alguma alteração

Pode detectar qualquer patologia que cause obstrução no eixo visual como catarata, glaucoma congênito e qualquer outra patologia ocular que cause opacidade de meios, como opacidades congênitas de córnea, tumores intra-oculares grandes, inflamações intra-oculares importantes ou hemorragias intra-vítreas.

Papais e mamães, fiquem atentos!! Informe-se com o pediatra ainda antes do nascimento, já se preparem para mais este cuidado!!!

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

O direito de amamentar e de passear!



Olá!

Hoje estava em meu horário de almoço em um shopping aqui em Ribeirão, e me deparei com uma cena muito comum, mas que me despertou certo interesse: uma mãe sentou-se em uma mesa de frente para a minha, na praça de alimentação, com seu lindo filho no carrinho, que não deveria ter mais do que 6, 7 meses, e retirou os apetrechos para preparar a mamadeira. Lá estava a água fervida e um potinho com o leite em pó, que foram misturados para oferecer à criança.

Neste momento me veio uma dúvida: as crianças que fazem uso de mamadeira já tem um lugar cativo na praça de alimentação. Mas e as mães que estão amamentando no peito, se sentem à vontade de amamentar em um local tão público?

Recentemente recebi um email falando de uma "capa" para amamentação, onde a mãe consegue cobrir seu colo, e não ficar tão exposta na hora de amamentar. Acho a ideia interessante, mas não me passa uma impressão boa. Seria mais um apetrecho para carregar na bolsa. Acredito que seria mais lógico mudar os conceitos, o olhar das pessoas para uma mãe que amamenta em público, que não está fazendo mais do que alimentando seu filho, assim como a mãe que carrega a mamadeira e o potinho com leite em pó.

As mães também tem o direito de passear com seus filhos, com a família, e ter o suporte para as necessidades da dupla. Ai lanço minha pergunta, se os shoppings e outros locais criam lindos e decorados fraldários, por que não poderiam criar um espaço tranquilo e confortável para que essas mães possam amamentar seus filhos à vontade, sem precisar se preocupar em esconder?

Hoje já existe o Cinematerna, sessões de cinema especiais para mães. Empresas amigas da amamentação, que criam dentro de seus espaços físicos, salas especiais para coleta do leite materno durante a jornada de trabalho. Acho que está na hora de nascer a Sociedade Amiga da Amamentação!!!

É algo a se pensar...