segunda-feira, 25 de outubro de 2010

A Síndrome da Morte Súbita



Olá!

Estive uns dias afastada do blog por conta do trabalho, mas agora retomo os posts. E neste mesmo período tive a oportunidade de assitir a uma palestra que falava sobre A Síndrome da Morte Súbita no Lactente.

Vocês já ouviram falar?

Síndrome da Morte Súbita, também conhecida como "Morte do berço", é uma situação onde ocorre a morte repentina da criança no primeiro ano de vida, sem causa aparente.

As maiores situações de risco são:
1. dormir de barriga para baixo;
2. excesso de roupa, provocando superaquecimento da criança;
3. colocar a criança para dormir em locais fofos como almofadas, travesseiros, etc;
4. dormir na mesma cama que os pais.

A Síndrome da Morte Súbita é a principal causa de morte de crianças no primeiro ano de vida, e a mais frequente entre 2 e 4 meses.

A melhor forma de prevenir a Morte Súbita é garantir condiçoes de sono seguras para a criança:
1. Dormir de barriga para cima, com a cabeceira elevada;
2. Não usar excesso de roupas;
3. Deixar lençois e cobertas presas embaixo do colchão;
4. Não use protetor de berço fofos, use protetores planos;
5. Não use travesseiros ou almofadas;
6. Cuidado com objetos dentro do berço;
7. Não coloque o bebê para dormir na mesma cama que você, coloque o berço ou o carrinho do bebê no mesmo quarto;
8. use colchão de superfície firme, e se for preciso usar algum tipo de coberta, prenda embaixo do colchão as pontas e não cubra além da altura do peito da criança;
9. não fume e não deixe fumarem dentro de casa;
10. passe essas orientações a todos da família, principalmente àqueles que irão tomar conta do bebê.

Durante o tempo que o seu bebê estiver acordado, você pode colocá-lo de barriga para baixo para brincar ou alívio de cólicas, mas jamais saia de perto dele enquanto ele estiver nesta posição.

Seja prudente e evite a Morte Súbita!!

domingo, 17 de outubro de 2010

Seja um espelho emoldurado!

Olá.

Volto neste mesmo dia para compartilhar um vídeo bem interessante. Um assunto delicado, mas que muitas vezes é ignorado.



As crianças serão os adultos que nós ensinarmos a ser. Não há dúvidas que somos espelhos das suas ações. Faz parte da educação da criança o exemplo nas atitudes dos pais. Desde pequenos gestos como dizer bom dia, boa tarde, desculpe e muito obrigado, até atos de cidadania, como não jogar lixo no chão, respeitar a professora e os colegas na escola. São ensinamentos que se aprende em casa e não em outros locais, senão o aprendizado pode vir com equívocos.

E os hábitos saudáveis também passam pelo exemplo dos pais. Como ensinar uma criança a comer verdura se os pais não o fazem? Como ensinar uma criança a ter gosto pelo esporte se os pais não praticam? Se o mundo está tão equivocado, cabe a nós plantar a semente desde já. Vamos ser espelhos emoldurados e não espelhos trincados!!

Você é o que você come. E seu bebê também!!


Olá.

Quantas vezes não ouvimos nossas mães e avós dizerem: "come menina, agora você tem que comer por dois!"

No fundo elas estavam certas, só esqueceram de explicar que o "comer por dois" não significa comer em quantidade maior, mas sim comer com qualidade.

A alimentação é atualmente uma das maiores preocupações de saúde. Já é comprovado que muitas das principais doenças do século tem como uma de suas causas a alimentação inadequada. Hipertensão (pressão alta), diabetes, câncer, sem falar da obesidade. Doenças que estão chegando cada vez mais cedo para nossas crianças.

A melhor forma de prevenção é começar a cuidar da alimentação antes do nascimento dos nossos pequeninos. Na gestação, é de fundamental importância que a mulher tenha uma alimentação equilibrada, rica em todos os nutrientes, para que o seu organismo se mantenha saudável, mande para o bebê o que ele precisa para a sua formação intra-útero e, principalmente, crie reservas nutricionais que serão importantes durante a amamentação.

Durante o período da amamentação, manter o mesmo hábito saudável é necessário. Não se restringe nenhum alimento, apenas aqueles que a mulher já sabe que não lhe faz bem. Também é importante tomar cuidado com temperos e produtos industrializados. Quanto mais alimentos naturais, melhor.

Existem alguns mitos alimentares que envolvem o período da amamentação, como cerveja preta para aumentar o leite, restringir a dieta nos primeiros 40 dias (resguardo) apenas a canjas e canjicas. Cuidado! O álcool da cerveja passa pelo leite e pode deixar o bebê "embrigadado". O correto é evitar o álcool e comer variedades, principalmente de frutas, legumes e verduras. O que faz aumentar o leite é a mãe estar saudável, bem emocionalmente e o seu bebê mamando em livre demanda (ou seja, sempre que tiver vontade) e exclusivamente no peito (sem que nenhum outro tipo de alimento seja oferecido, nem água, nem chás).

Para ilustrar o post de hoje, deixo como opção o link de uma reportagem que saiu no O Estado de São Paulo, sobre algumas pesquisas que mostram a influência que a qualidade da alimentação materna tem na composição do leite.

Bom domingo e bom inicio de semana a todos!!

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Dia delas, dia de todos nós!



Olá!
Hoje é dia das Crianças. Quero deixar registrado meu carinho pelo dia de hoje a todas as crianças, não só de idade, mas de coração e de alma. A todo adulto que ainda carrega uma criança dentro de você e faz a vida ficar mais alegre.

Quero também deixar os meus parabéns a todas as pessoas que trabalham para um futuro melhor para nossas crianças: pediatras, enfermeiros/as, professores, mães, pais, avós, babás...cada um tem seu papel a desempenhar para um desenvolvimento saudável e feliz de nossas crianças. A todos nós que dedicamos um pouquinho do nosso tempo e do nosso saber, bem como do nosso amor para cuidar dos pequeninos, desde o seu primeiro chorinho, a primeira mamada, a primeira papinha, o primeiro passinho, a primeira palavra...

Parabens!!!

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

O amor que venceu a dor!!!



Olá!

Gostaria de compartilhar com vocês um vídeo que recebi por email. Uma história triste, mas com final feliz, onde o amor vence a dor de perder a mãe.

O que mais chama a atenção é a sensibilidade da equipe da UTI. Estão realmente de parabéns pela humanidade e pela iniciativa, pois seria muito mais fácil alimentar a bebezinha com um leite artificial, mas optaram pela vida, deram a ela a chance de receber além de leite materno, o aconchego do peito, o tum tum do coração e o sugar de amor e carinho.

Parabéns para a irmã, que recebeu de braços abertos o papel de mãe da pequena.

Uma história linda, que merece ser contada e recontada varias vezes, que nos motiva e nos enche de orgulho. Como é bom saber que existem muitas formiguinhas espalhadas por ai.

sábado, 2 de outubro de 2010

Pra doar é preciso saber amamentar!!!



Olá,

Ontem, dia 01/10 foi comemorado o Dia Nacional de Doação de Leite.
Há alguns posts comentei sobre a importância da doação. Não vou me repetir sobre os aspectos positivos da doação. Mas quero levantar uma questão: se precisamos de doadoras é preciso de mães que amamentam. Para se ter mães que amamentam, é preciso ter apoio profissional, familiar e social.

E onde estão os apoiadores? Ainda somos formiguinhas em Terra de Gigante. É muito mais facil prescrever uma mamadeira de leite em pó do que ouvir a mãe, do que compartilhar da sua dor e dificuldade. É mais rapido, e me tempos onde tempo é dinheiro, a indústria agradece.

E esta é a realidade. Vejam esta reportagem da Folha Online. É triste saber que a maioria das mães ainda se encontram sozinhas nessa jornada.

Não vou me prolongar muito, pois tenho certeza que voltarei a falar muito sobre a doação e, principalmente, sobre o apoio. Mas quero aproveitar para parabenizar o trabalho dos Bancos de Leite e dos profissionais que lá atuam. Dos que não estão nos Bancos de Leite mas estão trabalhando em prol de uma familia mais feliz.

Parabenizo todas as formiguinhas desta Terra Mãe Gentil, que batalham para que cada vez mais mães amamentem e, consequentemente, se tornem Doadoras de Leite e de Vida para quem precisa!