quinta-feira, 29 de julho de 2010

Cesárias desneCESÁRIAS



Olá!

Uma ótima noticia em relação ao tabú de que uma gestante saudável que já teve uma cesária anterior está impossibilitada de ter um parto normal.
O Colégio Americano de Ginecologistas e Obstetras publicou novas diretrizes que dizem que uma mulher pode ser candidata a um parto normal após ter tido uma cesária em um parto anterior.
O parto normal ainda enfrenta um grande tabú. Apesar de saber de todas os seus benefícios, esbarramos na falta de incentivo do obstetra, que prefere a facilidade da cesária agendadas e a falta de informação para as gestantes, que muitas vezes deixam de optar pelo tipo de parto que desejam ter pelo simples motivo de desconhecerem sobre ele.
O organismo materno se prepara durante toda a gestação para o parto. A posição do bebê, as alterações físicas que o corpo da mulher sofre como alteração das articulações, e a ação dos hormônios, tudo isso é o trabalho do corpo para que o bebê venha ao mundo. O que mais se houve falar são de experiências negativas do parto normal, pois muitas vezes a mulher não se prepara emocionalmente para ele, não tem um suporte especial do médico que a acompanha, e ela carrega as expectativas negativas de outras mulheres. Ela acaba sendo condicionada de que a cesária é a melhor opção.
Mas hoje contamos com muitas maneiras de transformar esse momento muitas vezes dificil, mas indescritivel. Apoio emocional que vem de profissionais como as doulas durante a gestação e no parto; maternidades que mudaram sua forma de trabalho, e hoje trabalhamo com o parto humanizado que respeita os sinais e as ações da natureza humana na hora do nascimento.
Mas o grande tabú está na questão da dor. Talvez seja o grande vilão que afasta as mulheres do parto normal. Mas hoje existe diversas maneiras de se aliviar a dor durante o parto, tanto com medicações, mas principalmente com métodos naturais, o que chamamos de não-farmacológicos.
Mas a cesária não pode ser vista como um vilão. Mas tem suas indicações. Situações que a gestação apresenta alguma alteração, impossibilitando o parto normal, a cesária é bem-vinda. Mas não pode ser uma rotina. É uma cirurgia, com riscos de qualquer outra cirurgia de mesmo porte, que não é pequeno.
Voltarei a falar sobre este assunto. Por enquanto vamos comemorar mais um ponto em favor do parto normal.

Eu encerro com uma frase presente na materia que deixo como sugestão:

"Em vez de dar uma instrução do tipo ‘isso pode’ ou ‘isso não pode’, os médicos precisam oferecer informações sobre os possíveis benefícios e riscos, dando às mulheres a autonomia de tomar suas próprias decisões."

terça-feira, 27 de julho de 2010

Semana Mundial de Aleitamento Materno



De 1 a 7 de agosto se comemora a Semana Mundial de Aleitamento Materno. O evento está na 19ª edição, e tem como tema este ano "Os 10 passos para a Iniciativa Hospital Amigo da Criança".
É uma semana onde o mundo olha um pouco mais para as questões da amamentação, principalmente sobre questões politicas e sociais na promoção do aleitamento materno.
Várias cidades prepararam eventos para comemorar e promover esta semana tão importante. Em Ribeirão Preto, minha cidade, a Prefeitura e a Secretaria Municipal da Saúde preparam palestras e vídeos sobre o assunto. A abertura será no domingo, dia 1º às 9hs da manhã.
Informe na sua cidade também sobre o evento.

Participe!!!

Triagem auditiva ou teste do ouvidinho



A triagem auditiva neonatal é um exame de extrema importância para o recém-nascido. É realizado nos primeiros meses de vida do bebê e ajuda a detectar qualquer problema de audição que a criança possa apresentar.
Fácil de ser realizado, é feito através de um fone de ouvido conectado a um computador, que emite sons ao bebê e detecta suas reações neurológicas. É importante, pois, se detectada alguma alteração precocemente há possibilidades de tratamento sem que a criança sofra prejuizos no seu desenvolvimento.
Hoje, no Jornal Nacional foi noticiado a aprovação de uma lei que torna obrigatório este exame nos hospitais.
Uma vitória. Agora temos um grande aliado ao Teste do Pezinho. Para quem não viu, entre no link acima e acompanhe.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Amamentar se aprende amamentando



Olá!
A amamentação é um momento único. É uma experiência especial, que cada mulher vai sentir de um jeito. Tem mulher que quer amamentar, tem mulher que não gostaria de passar por esse momento. O que sabemos é que amamentar é um processo de aprendizado constante entre mãe e bebê, e que o leite materno é o alimento essencial para o bebê nos seus seis primeiros meses de vida, e deve permancer na alimentação da criança até os dois anos de idade.

A reportagem do video acima, mostra que a natureza é perfeita e trabalha em harmonia. Para amamentar não precisa ter dado a luz, precisa apenas amor de mãe.

Amamentar se aprende amamentando!

domingo, 25 de julho de 2010

Doulas



Olá!!
Ontem uma amiga me perguntou o que era uma Doula. Acredito que há muita gente com essa dúvida.
Doula é um termo que vem do grego e significa "mulher que serve". Ela acompanha o casal durante a gestação, orientando e preparando-os para o momento do nascimento; durante o parto, levando conforto e apoio emocional, e auxiliando nos desconfortos do trabalho de parto, com massagens, posições, etc. E no pós-parto, auxiliando os novos papais nos cuidados com o bebê e com a amamentação.
A Doula, ao contrário do que muitos profissionais pensam, não veio para tomar o lugar da enfermeira, mas sim preencher uma lacuna que surgiu quando o parto passou a ser visto como um cuidado médico. Antigamente, as mulheres davam a luz em casa e contavam com o apoio e ajuda de suas mães e outras mulheres da família, que eram mais experientes e já tinham filhos. Essas mulheres, além de ajudar nos cuidados da casa, davam o apoio e a segurança que a "recém-mamãe" precisava nos primeiros passos desta nova função.
Aos poucos, esse cuidado no parto passou a ser de responsabilidade do médico obstetra, da enfermeira e sua equipe, e do pediatra, cada qual com sua função bem definida. E criou-se uma lacuna no cuidado: faltava quem ficasse com a mulher dando apoio emocional, segurando sua mão, ajudando a aliviar as dores de uma forma mais natural. E esta lacuna, hoje, pode ser preenchida com o papel da doula.
A doula vem para ajudar no renascimento do Parto Humanizado, do parto domiciliar. É uma grande aliada na luta para trazer um pouco mais de humanidade nos cuidados da mãe e do bebê, dando segurança e confiança para a "recém-mamãe". Além de garantir que as coisas caminhem naturalmente, sem interferências desnecessárias que muitas vezes são usadas apenas para facilitar a prática do profissinal da saúde.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Instituto Abrace



Durante o período da faculdade, tive a oportunidade de conviver de perto com o ambiente de uma UTI neonatal. Pequenos seres que chegaram um pouquinho adiantados e contavam com a ajuda dos profissionais para sobreviver, mas principalmente com o carinho e a presença da mãe e do pai.
O apoio e a informação para esses pais são de extrema importância para que se sintam amparados e seguros.
O site do Instituto Abrace desenvolve muito bem este papel.
É importante também se informar no hospital ou com os médicos se há algum grupo de apoio para os pais. No Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, um grupo formado por alunas de graduação desenvolve o trabalho de apoio. Levam até esses pais um pouco de lazer através de atividades manuais como também informações sobre cuidados básicos e amamentação.

Vale a pena!!!

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Mãe? E agora?



Descobrir-se grávida parece ser uma das maiores experiências que se pode vivenciar. Como mulher ainda não vivi essa experiência, mas como profissional tive a oportunidade de acompanhar mulheres que vivenciaram os bons momentos e as dificuldades da gestação.
São quarenta semanas de preparo para uma nova fase, e um turbilhão de sensações físicas e emocionais passam por esse período. Daí a importância de se ter apoio da familia, amigos e profissionais, para que a mulher possa se sentir segura e viver esta fase da melhor forma, transformando em uma experiência única e inesquecível.
Crio este espaço para trazer informações e trocar ideias com mães e profissionais.
Sejam todos bem-vindos!!!