domingo, 3 de fevereiro de 2013

Novo estudo: o efeito do cochilo materno na interação mãe-bebê


A recomendação para "dormir quando o seu bebê dormir" pode ter benefícios adicionais do que apenas ajudar os pais a sentirem-se mais descansados. Um estudo recente examinou a associação entre o cochilo materno no pós-parto e a interação entre mãe-bebê. Havia dois objetivos no estudo: o primeiro era descrever os padrões de sono materno aos cinco meses após o nascimento. O segundo era avaliar se o cochilo materno afetava positivamente a interação mãe-bebê. Apesar de o estudo em si ser pequeno, com apenas 23 mães de bebês de aproximadamente 5 meses de idade, os resultados são intrigantes:

O sono materno aos 5 meses pós-parto:

  • Durante a noite as mães acordavam em média 49 minutos após terem adormecidos;
  • Entre as 23 mães, 57% tinham o hábito de cochilar, e destas que cochilavam, faziam isso de 2 a 3 vezes por semana em média;
  • Cerca de 60% deste grupo reportaram sintomas clínicos significantes de fadiga durante o dia;
  • A frequência de cochilos não foi diferente entre as mães que ficavam em casa e aquelas que trabalhavam fora o dia todo ou meio período.
Nota: mães que precisavam de ajuda para dormir e que tinham mais de um filho foram excluídas do estudo.

Interação mãe-bebê

A interação mãe-bebê foi medida utilizando-se uma Escala de Ensino denominada NCAST (Nursering Child Assessment Satellite Training). As duplas foram observadas nas habilidades de comunicação e interação, o que incluía a avaliação da sensibilidade a estímulos infantis, respostas às necessidades dos bebês, e favorecimento ao crescimento cognitivo.

O cochilo pós-parto e a interação mãe-bebê

Uma frequência maior de cochilos maternos foram associados a um "maior envolvimento com o crescimento cognitivo e estímulos comportamentais com os seus bebês" e melhores scores na avaliação com a utilização da escala NCAST, quando comparadas com mães que não tinham o hábito de cochilar. Isso significa que mães que tem o hábitos de "tirar cochilos" tem maior qualidade na interação com seus bebês.

Então o que isto significa para os novos pais? Pequenos cochilos ao longo da semana quando você estiver cansado pode ajudar a promover interações mais positivas com seu bebê. Os autores ainda sugerem que programar o descanso aos finais de semana pode ser uma alternativa para as mães que não tem a opção de realizá-los durante a semana.

Post original:

Tradução do post:
Carolina Guimarães

Artigo original
Ronzio CR, Huntley E, Monaghan M. Postpartum Mothers' Napping and Improved Cognitive Growth Fostering of Infants: Results From a Pilot Study. Behav Sleep Med. 2012 Jan 18. [Epub ahead of print]